Filme Sul Coreano de Bong Joon-Ho ganha Palma de Ouro em Cannes e promete mais
Por Rosângela Trolles
RJ, 11 de novembro de 2019
Parasita é um forte título a concorrer ao Oscar de melhor filme internacional em 2020. Isso porque é uma farsa sobre luta de classes que encanta em duas horas e doze minutos. O tom de comédia de todo filme encontra uma virada ao final, mas na maior parte do filme nos divertimos com seus personagens. Podemos dizer que se trata de um drama social camuflado em comédia de costumes.
O filme conta a história de duas famílias. Os Kim no limite da miséria vivendo num porão com gambiarras e os Park vivendo numa mansão e numa bolha tecnológica e de riqueza. Duas realidades tão distintas e extremamente opostas se encontram quando o jovem filho dos Kim, através de uma pequena mentira, se torna professor particular da jovem filha dos Park.
Na verdade, tudo começa a mudar
no dia em que um amigo de Ki-woo, Min-hyuk, visita a família e presenteia-os
com uma grande rocha, garantindo-lhes que esta lhes trará grandes riquezas.
Antes de partir, Min-hyuk sugere ainda que Ki-woo assuma o seu cargo como
professor de inglês de Da-hye, a filha mais velha da abastada família Park.
Pequeno golpe depois de pequeno golpe, toda a família Kim em breve conquista
diferentes funções no lar dos Park.
A família Kim é composta por Kim Ki-taek, um motorista desempregado, que vive com a sua esposa Choong-sook, o filho Ki-woo e a filha Ki-jeong. Diariamente, a família luta para sobreviver, exercendo trabalhos precários, com pouquíssimos rendimentos. É o amigo Min-hyuk que sugere que Ki-woo assuma o seu cargo como professor de inglês de Da-hye, a filha mais nova da abastada família Park.
Na luxuosa mansão Park, Ki-woo é entrevistado e contratado pela Sra. Park, contudo ao saber que esta também procura um professor de arte para Da-song, o seu filho mais novo, Ki-woo sugere uma "profissional" chamada Jessica, que é na realidade Ki-jeong, sua irmã.
Uma vez contratada, Ki-jeong faz com que o motorista do Sr. Park seja demitido e substituído pelo seu pai, Ki-taek, chamando-o de "Tio Kim". Rapidamente, os três unem-se e conseguem demitir a governanta Moon-kwang, contratando Choong-sook para o seu lugar, e empregando assim toda a família Kim. Eles fingem não se conhecer mas o menino Da-song reconhece o mesmo cheiro em cada um deles. Aliás, o sr. Park ressalta que não gosta do cheiro de pobre.
Depois que a família Park sai para um acampamento e a família Kim curte uma noite na mansão eles vão viver o desastre de terem se infiltrado na vida da família rica. Tudo começa com o retorno inesperado da antiga governanta da casa, o que dá o um toque surreal no cinema coreano, que ameaça tudo.
A família Kim de parasitas pensa que vai se dar bem com os ricaços. Eles vêem a família Park como pessoas gentis e ingênuas que não precisam de cometer violências, protegidos pela riqueza. Enquanto a família infiltrada vive horrores cada vez piores.
Um choque é descobrir o marido da antiga governanta morando num bunker na própria residência. Isto gera uma verdadeira guerra entre os casais de empregados daquela família abastada. Outra situação limite é uma tempestade que deixa os Kim sem teto. Mas então os Park resolvem dar uma festa de aniversário para o pequeno filho e o conflito maior entre a família e os empregados acontece.
Mais tarde, após tragédias sucessivas, Ki-woo promete que um dia ele ganhará dinheiro suficiente para comprar a casa e libertar seu pai. Fantasiando sobre o dia de seu reencontro, Ki-woo termina sua carta sentado no apartamento do porão onde o filme começou.
Um belo filme orçado em 11 milhões de dólares que promete arrecadar centenas de milhões de dólares pelo mundo.
Comentários
Postar um comentário