Por Rosângela Trolles
Dark, série alemã de ficção científica (2017-2020 Netflix), parece
ter dado um nó na cabeça de todos que caíram perplexos em sua trama. Mas calma.
Dark nos traz um futuro que já existe para um passado que nunca devia ter
existido.
Eu explico. Dark parte do mito de origem que chama de o mundo de
Adam e Eva. Eis aí os dois mundos que são a chave da trama. Mas os roteiristas
Baran Bo Adar e Jantje Friese incluem um terceiro mundo ao que chamam de
triqueta.
Eles dizem que sempre pensamos de forma dualista e que há
uma terceira dimensão que é o nó entre os dois mundos. Para Dark a triqueta é o
filho e vai jogar o tempo num emaranhado quântico com as origens que eles dizem
ser o útero mas que também é a caverna. É na caverna que existe o mistério e
onde desaparecem crianças por uma seita satanista.
Martha, Jonas e Bartosz formam o triângulo amoroso de Dark.
Qual caminho seguirá o fluxo do destino? Martha Nielsen (filho de Niels) é
filha de Ulrich (ultrarrico, capitalismo?), neto de Agnes e irmão de Mads
(loucura), primeira criança a morrer. Ele é morto com os olhos e ouvidos
queimados nas mãos de Helge Doppler (duplo), induzido por Noah, o padre.
Helge é filho de um diretor-executivo da Usina Nuclear de
Windem que fica deficiente físico e vê seu filho ficar demente e se tornar um
mero vigia da Usina. Helge é apaixonado por Cláudia Tiedmann (homem amarrado),
a primeira mulher a ocupar um cargo de poder na Usina. Ela não tem marido, mas
tem um caso com o pai de Ulrich e tem uma filha, Regina, que é mãe de Bartosz e
ela deseja muito salvar do câncer.
Cláudia incentiva os estudos do cientista H.G.Tannhaus e
incrementa sua invenção de uma máquina do tempo e a publicação de seu livro que
teve apenas 500 cópias; Uma jornada no
tempo. O protótipo desta máquina é uma cadeira elétrica mas com o progresso
ela avança com a invenção do telefone
celular para a formação de uma massa escura e eletrizada.
Jonas Kahnwald (barco da floresta) é filho de Hannah e
Michael-Mikkel que se suicida por enforcamento. Jonas está investigando a morte
do pai e o desaparecimento de Mikkel em criança e vai internado em um manicômio.
Mikkel é o filho mágico de Ulrich e irmão de Martha e Magnus e é o segundo a
desaparecer, seguido de Erick e Yasim.
Martha e Jonas sonham que fazem sexo e acham que ficam
perfeitos juntos, mas quando Jonas se afasta ela começa a namorar Bartosz Tiedmann
que tem em seu poder a máquina do tempo. Ela é uma atriz e interpreta Ariadne do mito grego que é o fio
condutor para combater o minotauro do aniquilamento e sair do labirinto da psiquê.
Mas Jonas é na verdade Adam que diz em um templo do futuro
que se Martha existir ele não poderá existir e a mata no dia do apocalipse, 27
de junho de 2020. Mas Martha volta mudada de cabelo Chanel e com uma máquina
que é uma transportadora de matéria, um teleporte.
Apesar de não conhecê-lo mais, Jonas a persegue enquanto
Bartosz casa com Silja (cega como a justiça), irmã mais nova de Jonas, filha de
Hannah e Egon (pai da Cláudia). Eles têm dois filhos; Hano e Agnes.
Agnes (avó de Ulrich) dá princípio a tudo. No templo de Adam
e Eva há um símbolo de infinito unindo duas árvores genealógicas, ambas começando
de Agnes. Ela achava que seu marido era mau e se envolve com a mãe de Cláudia,
a mulher emancipada.
Martha, porém, tem um filho com Jonas também. Ele nunca
recebeu um nome e tem um lábio leporino, é sombrio e mata por asfixia pessoas como
Yasmin, uma funcionária da Usina Nuclear e Hano, que termina cego.
As incursões nas cavernas túnel são muitas atrás dos
mistérios do desaparecimento e Jonas se conduz por um fio preso a uma argola de
serpente. Tannhaus explica sobre a ponte Einstein-Rosen ou buraco de minhoca
mas Jonas apenas vê em seu fundo um portal da religião no qual está escrito Sic mundus creatum est (assim foi criado
o mundo). Já Cláudia em suas investigações vê barris de combustível energético.
Ela está atrás da partícula de Deus que a máquina do tempo pode revelar.
Mais tarde, no templo já em ruínas no pós-apocalipse o
invento vai gerar uma massa amórfica e dinâmica energizada controlada por Adam
que consegue matar de uma vez por todas Martha. Tudo apesar das investigações
da chefe de polícia Charlote Doppler que busca resposta para o desaparecimento
das crianças em Windem.
Charlote é casada com Peter, filho de Helge, o qual tem um
caso com um transexual que vive num trailer e é irmão de Wöller, policial que
usa um tapa olho direito na primeira temporada e na segunda temporada perde o
braço esquerdo e ao final casa com Hannah que está esperando um filho.
Charlote é adotada do cientista H.G.Tannhaus e Jonas e Martha
são anjos que prevêem a morte de seu filho ao atravessar uma ponte. Então, na
cena final, Regina filha que Cláudia queria salvar está com Katharina mãe de
Martha, Magnus e Mikkel e mulher de Ulrich que é amante de Hannah e Charlote.
Elas estão com Peter e o transexual e seu irmão Wöller que
teve seu olho esquerdo atacado e se casa com Hannah que celebra a gravidez. Ela
anuncia a vinda de Jonas-Adam numa escolha declarada por um mundo, o mundo no
qual Martha-Eva não pode existir.
Realmente fiquei extremamente decepcionada com os criadores
da série. Apesar de eles mostrarem que Martha é a origem, o útero e o fio
condutor da caverna como foi criado o mundo eles fazem uma escolha
exterminadora.
O paraíso que eles buscam com a ausência de dor e sofrimento
me pareceu pura destruição e requer excluir Eva, pois Adam fala que ela nunca
vai alcançar o objetivo dela e não merece ser salva tanto quanto o mundo de
Jonas. Parece que os próprios autores não acreditaram na fala de Cláudia que
alertou à Martha que Jonas é do mundo da sombra e que quer acabar com os dois
mundos e o nó. Eva, no entanto, só queria salvar os dois mundos.
Brilhante interpretação de Dark e do mundo, e vice-versa. Curiosidade: você assistiu quantas vezes as 3 temporadas para operacionalizar esta incrível interpretação? (das 3 temporadas de Dark, bem entendido! ).
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